Endereço: Av. Bento Gonçalves, 8083
Cidade: Porto Alegre
Data da construção: 2010
Este projeto foi desenvolvido para uma residência familiar compartilhada por quatro pessoas: um casal e dois filhos adolescentes.
Com área construída de 450 metros quadrados, possui dois pavimentos. A área social e de serviços está no térreo e três grandes suítes estão dispostas no segundo piso.
A questão:
Localizada no condomínio Reserva do Arvoredo, o projeto da casa deveria seguir a linha de arquitetura moderna e integrada à natureza adotada pelo empreendimento e, além disso, levar em conta os conceitos de sustentabilidade que orientam as construções neste local.
A solução:
Desenvolver um projeto de casa moderno, contemporâneo e ambientalmente sustentável, que aproveitasse ao máximo as características privilegiadas de um terreno integrado à natureza.
Para criar uma residência com espaços relevantes, varandas e vãos iluminados, foi criado um jogo de formas e volumes, por meio da composição e do encaixe de planos quadrados e retangulares de duas e três dimensões.
Atendendo à necessidade de integrar a construção a um belo cenário natural, as áreas de estar e as principais suítes foram amplamente envidraçadas e posicionadas de frente para uma zona de preservação ambiental.
O projeto também adotou materiais simples e acessíveis como, por exemplo, concreto aparente com formas de ripas de madeira de demolição, reboco pintado, portas e janelas de madeira natural e madeira pintada e, ainda, algumas esquadrias de PVC branco.
O aspecto de sustentabilidade foi contemplado de diversas formas. Um sistema para reaproveitar a água da chuva foi desenvolvido e, após a construção, cerca de 40% do terreno remanescente permaneceu permeável, permitindo a irrigação natural do solo.
Para o jardim, foram utilizadas espécies vegetais semelhantes às encontradas no ambiente e todo o material utilizado na construção foi adquirido a menos de 500
quilômetros da obra, dinamizando a produção local e reduzindo a demanda por energia no deslocamento dos insumos.